Preços das casas subiram 8,7% no segundo trimestre

Entre abril e junho os preços das casas cresceram 8,7%, variação idêntica à do primeiro trimestre. Os preços das casas novas subiram 8% e os das já existentes 9%
O índice de preços da habitação em Portugal cresceu 8,7% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2022, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira. No trimestre anterior os preços também cresceram 8,7%, o que significa que houve uma estagnação na subida dos preços.

No trimestre em análise, “os preços das habitações existentes aumentaram a um ritmo superior ao das habitações novas, 9% e 8%, respetivamente”, especifica o INE.

Em cadeia, a subida do índice de preços da habitação foi de 3,1%, com os preços dos alojamentos existentes a crescerem 3,2%. Novamente, a um ritmo superior ao dos alojamentos novos, cujos preços cresceram 2,8%.

O gabinete estatístico refere ainda que, entre abril e junho deste ano, foram transacionadas 33.624 habitações com um valor total de 6,9 mil milhões de euros. O valor transacionado é igual ao do primeiro trimestre, mas inferior em 16,7% ao valor transacionado no mesmo trimestre de 2022.

Entre a totalidade de habitações transacionadas, cerca de 28,7 unidades, ou 85,5% do total, dizem respeito a operações efetuadas por famílias, perfazendo um total de 5,8 milhões de euros (83,8% do total).

Além do mais, o INE nota que 7,5% dos alojamentos transacionados (2535 unidades) foram adquiridos por compradores estrangeiros, representando cerca de 900 milhões de euros.

Ver notícia original.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.